COMO MOTIVAR PESSOAS

Frequentemente encontramo-nos diante de situações em que necessitamos ajudar algum amigo ou familiar a mudar de atitude e procuramos utilizar todos os argumentos que no nosso entender são suficientes  e eficazes até o momento em que descobrimos que não conseguimos nosso intento porque não sabemos como motivar pessoas.

COMO MOTIVAR PESSOAS

VOCÊ SABE COMO MOTIVAR PESSOAS?

E, você já procurou motivar algum amigo ou alguém da família fazer alguma mudança,mas não obteve sucesso?

Você já procurou motivar um amigo ou amiga para praticar esporte, fazer ginástica, por exemplo?

Você se lembra de como abordou o assunto, quando ela ou ele elogiou a sua performance e comentou que também gostaria de fazer ginástica, mas que não conseguia porque não era disciplinada ou coisa parecida?

E então, o que você fez ou como faria para motivá-la?

Certamente, você diria que fazer ginástica é muito bom para a saúde, melhora a aparência, prolonga a vida, etc!

Mas você também deve ter observado que mesmo assim este amigo ainda  apresenta outras tantas objeções a ponto de você até mesmo se dispor a mudar seu horário para incentivá-lo para ir junto.

Por fim, por mais que você apresente sugestões, argumentos e todas as razões que conhece descobre que motivar pessoas a fazer alguma coisa mesmo quando parecem concordar com você não é uma missão fácil.

Certamente depois de diversas tentativas você vai se sentir frustrado e desanimado por ter fracassado no seu intento de ajudar seu amigo.

O que dizer então quando você apresenta mil e uma sugestões e justificativas para seu pai,seu irmão ou seu filho parar de fumar ou de beber? Você até mesmo ameaça-os com a possibilidade de uma doença grave, uma morte precoce, mas não consegue mudar nada!

O que houve de errado?

Segundo ensina Michael Pantalon, PHD em Psicologia, pesquisador e professor da Escola de Medicina da Universidade de Yale, em seu livro “Influencie”, esta forma de abordagem está fadada sempre ao fracasso.

De acordo com este autor, o que acontece é que você está apresentando para estas pessoas quais são os seus motivos, as suas razões para que elas façam ginástica ou parem de fumar e beber e depois tenta vender para os mesmos as suas próprias razões.

Assim, de nada adiantará todo seu empenho porque seu amigo ou seu pai até mesmo poderá concordar com todos seus argumentos, mas não sentirá qualquer desejo ou tomará qualquer atitude para mudar.

E qual é a razão disto tudo?

Segundo o mesmo autor, o desejo – “a motivação para agir- mora em cada um de nós. Mas a única forma de destrancá-lo é descobrindo as próprias razões”.

Daí podemos concluir que por mais boa vontade que você tenha, por melhores que sejam seus argumentos eles não funcionam com seu amigo, nem com seu pai e filho simplesmente porque não são os motivos deles.

Todo o esforço de como motivar as pessoas baseado em nossos motivos seguido da tentativa de vende-los para as outras pessoas está fadado ao  fracasso e, longe de motivar os outros, diminui o grau de motivação e faz com que as pessoas  sintam menos vontade de realizar qualquer coisa.

E, então, como motivar pessoas e levá-las a tomar uma atitude?

Na opinião do professor e pesquisador Michael Pantalon, com fundamento em inúmeras pesquisas científicas, as pessoas somente começam a entrar em ação e efetivamente tomar atitudes quando ouvem o porquê, ou seja, quando dizem por que querem fazer determinada coisa. Este é o primeiro Passo. A partir do momento que as pessoas encontram as próprias razões começa a verdadeira mudança.

CONCLUSÃO

Como motivar pessoas a realizar mudanças que podem transformar uma vida deve ser encarada como uma missão que começa quando conseguimos fazer com que elas entram em contato com seus verdadeiros motivos pessoais para mudar. Quando as pessoas respondem para si mesmos porque querem fazer determinada coisa ela começa acontecer. Neste momento é plantada a semente em terreno fértil.

Continuaremos descrevendo outros passos de como motivar pessoas que certamente lhe permitirão ajudar seus filhos, parentes e amigos.

 

 

 

Está Fora do Peso e Não Sabe Como Emagrecer de Forma Saudável? Receba  7 Dicas de Ouro!

Washington Luiz

Advogado e Técnico em Contabilidade. Pós graduado em Direito do Trabalho, especialização em DireitoTributário.

Website: http://www.tempodeganhar.net

1 Comentário

Deixe seu comentário