Dicas Para Aprender Como vencer o medo

Conheça as Dicas Para Aprender Como Vencer o Medo

Fernanda acordava todos os dias com medo de sair de casa e ser atropela por um ônibus e morrer. Assim passou a andar somente de bicicleta, mas logo se deu conta que poderia perder o controle e bater a cabeça e perder a memória.

Certo dia chegou à conclusão que não usaria mais transporte algum. Faria tudo caminhando. Até que um dia um carro desgovernado subiu a calçada e quase a atropelou. Desde então, Fernanda segue apavorada sempre que precisa utilizar um meio de transporte para o trabalho ou viagem.

O seu medo constante de que algo ruim aconteça já lhe trouxe danos como ser demitida do trabalho que amava pelo simples fato de ter medo de ficar dentro do avião.

Os medos de Fernanda vão muito além de ser atropelada ou cair do avião. Fernanda sente medo de sair de casa e uma bala perdida tirar sua vida, de ser sequestrada, violentada e torturada. Fernanda teme que tudo isso aconteça com alguém que ela ama. Então, ela começa a fantasiar em sua mente as coisas ruins que podem acontecer com sua mãe, irmão ou namorado.

Quando o telefone toca seu primeiro pensamento é: O que pode ter acontecido?

Ao sair de férias era uma grande questão: Se for de avião ele pode cair, se for de trem ele pode perder os freios.

Os transportes são meros detalhes quando comparados com o tamanho do medo que Fernanda sente, logo sendo transformado em angústia, desespero e bloqueio.

A Fernanda é só um nome diante da dimensão de pessoas que estão espalhadas por todo o mundo que sentem medo de praticamente tudo. É possível lidar com o medo e seguir uma vida normal?

Quem sente medo sabe que o seu convívio social é afetado e prejudicado em diversos momentos. Compreende perfeitamente que para se livrar do medo é preciso encarar a situação, a pessoa ou o objeto causador das crises de medo constante. Existem técnicas e exercícios utilizados por psicólogos que conseguem obter êxito e curar o paciente do medo latente.

 Conheça os principais sintomas do medo:

 

  • Coração acelerado
  • Boca Seca
  • Nervosismo
  • Mãos e pernas tremulas
  • Descontrole emocional
  • Tensão e agressividade
  • Respiração acelerada

Método de superação para lidar com o medo em 5 passos:

  1. Sente-se de frente para uma parede branca e visualize a cena do seu maior medo acontecendo em câmera lenta. Como você se sente?
  2. Respire fundo várias vezes e procure relaxar. O hábito de respirar lenta e suavemente ajuda a acalmar os pensamentos e emoções. Lembre-se de como o seu maior medo surgiu, o que desencadeou e quando começou a sentir medo. O que despertou essa sensação? Você sente que pode vencer o medo?
  3. Sempre que o medo surgir na sua mente descarte o pensamento imediatamente. Pare e lembre-se que precisa deixar a sensação de pavor ir embora. Você está no controle dos seus pensamentos e não mais o medo criado pela sua mente. Ao tentar resistir ao objeto causados do medo é possível sentir reações do próprio corpo como suor frio, ansiedade, nervosismo, falta de ar e até mesmo desmaio. Está sentimento medo agora? Não se culpe. Você é capaz de controlar o seu pensamento. Que tal pensar em uma lembrança boa da sua infância?
  4. Teve uma crise de medo? Anote em uma folha de papel o que contribuiu para o surgimento da crise e procure evitar que situações como essa venham acontecer novamente. Afaste-se de pessoas e lugares que favorecem a manifestação do medo.
  5. Não permita que o medo atrapalhe a sua rotina profissional, pessoal e familiar. Pare de recusar convites, viagens e oportunidades. Trabalhe os motivos diariamente que despertam a sensação de medo. Não siga uma vida estagnada. Siga uma vida prazerosa. Pare de encontrar sempre uma resposta pronta para não fazer algo novo pelo simples fato de temer que algo de ruim aconteça. Pense que pode dar certo, que será divertido e que você vai aprender muito.

Como resolvi o meu medo de aranha?

Poderia ter acrescentado neste exercício outros recursos que me ajudaram a lidar com o medo. Como por exemplo: Eu sempre tive medo de caranguejeira e um dia me vi sozinha em casa com uma aranha enorme caminhando em minha direção. Eu poderia ter saído de casa correndo e não enfrentado o meu medo. Porém decidi que era a hora de aprender a lidar com o meu medo de aranhas. Com o cabo da vassoura eu matei a aranha. Parece bizarro, mas eu não precisei ir no psicólogo resolver a minha fobia, simplesmente encarei a situação e o medo desapareceu.

Como parei de sentir medo de viajar de avião?

Recusei convites e desperdicei incríveis oportunidades de conhecer lugares maravilhosos pelo simples fato de ter medo de entrar dentro de um avião. O primeiro pensamento é o medo de morrer. O avião pode perder o controle e eu não vou poder fazer nada.

Eu não sei se o medo de viajar de avião surgiu de tanto ouvir milhares de pessoas relatando os seus próprios medos. Será que você tem medo realmente de viajar de avião ou assim como eu criou esse medo de tanto conviver com pessoas que também sentem este tipo de medo?

Comprei a passagem e entrei dentro do avião, mesmo com medo. Acabei descobrindo que eu sou o tipo de medrosa que enfrenta o objeto causador do medo.  Foi uma das melhores experiências da minha vida. A paisagem do alto é impressionante. É como se o melhor pintor tivesse pintado o céu de branco e azul para que pudéssemos apreciar por toda a viagem. Hoje em dia depois de muitas viagens eu perdi o medo e passei a amar o conforto, a praticidade e abraçar todas as oportunidades.  Não recuso convite e estou sempre aberta a conhecer um novo lugar. Afinal, preciso recuperar o tempo perdido.

Não existe uma regra pronta que possa funcionar 100% com todas as pessoas que sentem medo de alguma coisa. Eu não poderia finalizar sem mencionar que sempre que a sensação de medo surge em meus pensamentos eu começo a repetir frases espontâneas de fé para me livrar da ansiedade, fobia, medo e angustia, como por exemplo:

 Filipenses 4.6: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Mateus 6.25-34: Não fiquem ansiosos por coisa alguma.

Portanto, Sempre que o medo tomar conta dos seus pensamentos e criar raízes em seu coração ore, converse com Deus e peça que o ajude a eliminar o medo da sua vida.

Colaboração e autoria de Sue Cursino

Sue Cursino é formada como assistente social e técnica em Marketing, acredita no poder transformador das palavras e por isso escreve sobre motivação,comportamento, espiritualidade.
Conheça o seu canal de mensagens no youtube:

 

Está Fora do Peso e Não Sabe Como Emagrecer de Forma Saudável? Receba  7 Dicas de Ouro!

Washington Luiz

Advogado e Técnico em Contabilidade. Pós graduado em Direito do Trabalho, especialização em DireitoTributário.

Website: http://www.tempodeganhar.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *