O Poder Transformador Das Palavras

 

O Poder Transformador Das Palavras na vida de cada um.

A biblioteca era o meu lugar especial durante o colegial. Naquele ambiente tão repleto de livros, contos, crônicas, histórias e autores. Centenas de mentes inteligentes que eu sempre admirei como por exemplo:  Paulo Coelho. E foi em um dia comum que eu encontrei um livro que era uma coletânea das frases mais famosas de todo o mundo.

Não resisti e comecei a ler as primeiras páginas que me conduziram até a última. As palavras despertavam algo surreal dentro da minha mente. Eu percebia que eu precisava copiar na minha agenda todas as minhas frases preferidas contidas naquele livro.

Como as palavras poderiam ser tão preciosas e especiais aos meus olhos?

Como Usar O Poder Transformador Das Palavras

Sempre admirei a capacidade dos escritores de falar sobre coisas que povoavam os meus pensamentos. Uma das frases eu carrego até hoje do pensador Francisco de Quevedo: As palavras são como as moedas. Uma vale por muitas e muitas podem não valer por uma.

Existe poder no que falamos e em como falamos. Através do poder da palavra somos capazes de unir pessoas, causar contendas e acabar com a guerra. O que falamos traduz um pouco do que somos e de como é a nossa visão do mundo, das pessoas e dos acontecimentos.

Indagações do tipo: Tenho feito o uso correto das palavras para contribuir para a construção de um mundo melhor? Tenho ajudado alguém a enxergar além do obvio? Como fazer para conscientizar as pessoas que nos rodeiam o quanto é importante conhecer o poder transformador das palavras? Todos esses questionamentos são fundamentais para compreendermos o nosso papel no nosso ambiente de trabalho, na qualidade das nossas relações amorosas ou familiares.

Palavras sábias e edificantes quando acompanhadas de afeto são capazes cativar e amansar o mais duro dos corações.

Para afirmar que algo é bom ou ruim precisamos experimentar e vivenciar. Concorda? Afinal, seria complicado falar sobre a dor que não sentimos ou a felicidade que desconhecemos.

Palavras que você deve descartar da sua vida

Às vezes falamos sem pensar, concordamos sem refletir e tomamos decisões baseadas na empolgação do outro.  Não é mesmo? Conhecendo o poder transformador das palavras, pensando na importância das boas palavras e dos benefícios evidentes que trazem para a nossa vida decidi detalhar algumas que descartei do meu dicionário e, talvez faça você perceber que precisa evitar o seu uso também.

  • É “Impossível” resolver isso!

Tudo é possível nessa vida. Pensar o contrário atrai exatamente o que você teme que aconteça. Seja sensato e passe a usar a palavra: É possível resolver e solucionar seja o que for.

Você tem o poder na ponta da língua de pronunciar palavras poderosas de força, de transformação e de sabedoria.

Atraímos para a nossa vida o que pensamos e o que falamos. Mude o seu jeito de falar e observe as mudanças benéficas.

  • Eu sou um perdedor! Eu sou um fracassado!

Compreenda que há fases terríveis que todos nós estamos sujeitos a vivenciar. Há períodos de sucesso, bonança e outros de perdas, prejuízos. Nos preparamos para os melhores momentos e esquecemos que devemos nos preparar para os piores.

Não somos bons em aceitar que perdemos alguma coisa. Queremos sempre nos dar bem. Julgamos ser merecedores de prêmio, reconhecimento e aplauso.

Quando tudo parecer difícil encontre força em algum lugar da sua mente. Lembre-se de momentos de glória em que você vibrou e comemorou. Acredite que é possível voltar a sentir a sensação de ser vitorioso e bem-sucedido novamente. É tudo uma questão de tempo para você dar a volta por cima e se firmar com jubilo no pódio da sua existência. Para isso, descarte os pensamentos de fracasso.

  • Nada dá certo para mim!

Vez ou outra você vai ter a infelicidade de conviver com uma colega de trabalho que vai dramatizar toda a sua vida e você será a sua psicóloga não remunerada que se sentirá obrigada a ouvir suas neuras, dramatizações e vitimização sobre tudo que acontece.

Não se assuste quando ela abrir a boca em plena segunda-feira: Nada dá certo para mim! Tudo que eu faço dá errado. Ninguém gosta de mim! Eu sou perseguida aqui no trabalho.

E quando isso acontecer coloque a sua barba de molho e não siga o seu exemplo. Tenha pensamentos de que você é capaz de fazer qualquer coisa, você é inteligente e esforçada (o).

Portanto, tenha foco na sua capacidade, nos sonhos que deseja realizar e nas metas que busca alcançar. Pare de pensar nas coisas que não tiveram o êxito que você gostaria que tivesse tido, mas pense nas conquistas incríveis que você já viveu e pretende experimentar novamente.

  • Eu sempre tenho razão! Eu sempre estou certo!

Como é irritante trabalhar, estudar ou se relacionar com alguém que julga ser o dono da verdade, o mais inteligente do grupo ou até mesmo aquele que não admite seus próprios erros.

Não podemos nos tornar este tipo de pessoa. Devemos nos policiar para evitarmos essa postura arrogante de quem desconhece a vantagem de dizer: Eu errei. Pode me ajudar com isso? Eu fiz uma bobagem agora. Você sabe como concertar isso? Ou ainda, você está certo sobre o que falamos ontem. Eu preciso admitir isso.

 Como vivenciar uma experiência poderosa com o bom uso das palavras?

Ao falar com o outro experimente usar a técnica do elogio: Você está radiante hoje. O seu cabelo está lindo. O que você fez nele?

Seja sincero ao fazer um elogio. O outro percebe quando não é verdadeiro. O receptor sente contentamento, alegria e sensação de bem-estar ao receber o elogio. Às vezes ninguém havia notado o seu cabelo, mas você notou.

Aplique essa técnica e observe o quanto é saudável e favorável elogiar as pessoas que convivemos. Assim agregamos pessoas de bem perto de nós. Descubra o poder transformador das palavras!

O contrário do elogio é a crítica constante. Há aqueles que sentem prazer em criticar a roupa que vestimos, o que postamos nas redes sociais e como vivemos a nossa vida.

Ninguém gosta de ser criticado. Observe como o outro reage de forma defensiva ou agressiva. A mesma capacidade com que a maioria tem de criticar deveria ter de elogiar.

O que fica claro é que se a palavra é edificante ela tem o poder de aproximar pessoas, portanto devemos fazer o uso correto das mesmas. E, quando optamos por abusar das palavras carregadas de emoções negativas nos deparamos com a fúria, distanciamento e a raiva do outro.

Assim sendo, comece a estimular as pessoas ao seu redor com palavras de incentivo, nunca de desânimo ou de incapacidade. Afinal, nossa missão é construir pontes fortes o bastante para transitar pessoas fortes, capazes e vencedoras, inclusive você que pode se tornar um grande  conhecedor do poder transformador das palavras.

Sú CursinoColunista colaboradora:
Sue Cursino é formada como assistente social e técnica em Marketing, acredita no poder transformador das palavras e por isso escreve sobre motivação,comportamento, espiritualidade.
Conheça o seu canal de mensagens no youtube:

Está Fora do Peso e Não Sabe Como Emagrecer de Forma Saudável? Receba  7 Dicas de Ouro!

Washington Luiz

Advogado e Técnico em Contabilidade. Pós graduado em Direito do Trabalho, especialização em DireitoTributário.

Website: http://www.tempodeganhar.net

Deixe seu comentário