ARTIGOS DIVERSOS Washington Luiz

APRENDENDO UM JEITO NOVO DE VIVER MELHOR

DSCF0149

Olá,

Há muito tempo penso em escrever algo que traduza meus pensamentos e sentimentos verdadeiros, bem como as experiências adquiridas.

Evidentemente que um blog não é o local adequado para isso, mesmo porque está longe de ser um divã de psicanalista.

Se, entretanto, não é um lugar para soltar os cachorros internos, é possível através dele trocar experiências e quiçá por meio delas contribuir para que outras pessoas possam, ao menos, conhecer os caminhos que devem ser evitados e assim descobrirmos juntos um rumo para seguir esta ventura que eu chamo de VIDA.

Independentemente do modo como vivemos nosso momento atual é sempre possível continuar na busca de novos sonhos, novas experiências e um jeito novo de viver melhor.

Às vezes lembramos-nos de fatos passados e sentimos saudade do que foi e até mesmo do que deixou de ser, mas nos esquecemos de perceber que o que passou, passou, e é chegada a hora de olhar para frente, traçar novos rumos, buscar novas formas para encontrar a paz interior, o sucesso exterior e a alegria de viver.

Uma das coisas mais fáceis que existe é atribuirmos ao outro ou outros, a culpa por tudo que nos acontece para assim justificar nossa incompetência para enfrentarmos os obstáculos, os contratempos e os reveses de cada dia.

Com certeza não tenho a pretensão de ensinar ninguém viver sua vida, porque ela é única, nos foi dada de graça e cabe a cada um pintá-la com as cores que desejar.

Todavia, faço parte desta aldeia global chamada mundo e nele devemos despender todo esforço para descobrir a verdadeira missão que nos foi designada mesmo que tenhamos nascido sem pedir e morramos sem querer.

Também é certo que entre estes dois acontecimentos únicos muitas coisas aconteceram, acontecem e ainda acontecerão. Muitos erros e acertos foram e serão realizados, muitas decisões equivocadas poderão ainda dar rumos indesejados a nossa caminhada.

No entanto isto tudo pode ser mudado a partir do momento que nos conscientizemos que cada passo, cada encontro e desencontro são fruto de nossas escolhas e cabe a cada um de nós refletirmos sobre nossos desejos, nossas decisões, e nossas atitudes.

Este blog não se propõe apenas fazer uma viagem interior explorando os meandros de nossa existência, mas também tratar de outros assuntos menos sérios, mas nem por isso menos importante.

Começamos pelo titulo do Blog: TEMPO DE GANHAR! Ganhar o quê?

Dinheiro? Saúde? Paz? Sucesso? Felicidade?

Evidentemente que a primeira ideia que o título suscita é ganhar dinheiro.

Entretanto, apesar de importante, este não é o único e nem o maior objetivo de nossa existência. Cada pessoa tem o seu modo de ver e viver a vida.

Já dizia o grande filósofo indiano, Krishnamurti, que vivemos uma vida de segunda mão, ou seja, vivemos a vida que nossos pais, nossa religião, o meio social, a escola, as instituições ensinam e impõem que vivamos.

Isto quer dizer que cada qual aprendeu com seus pais, com o grupo social em que vive, com a religião que pratica os valores e as crenças que direcionam seu comportamento e dá forma e sentido para sua existência.

Segundo aquele grande filósofo, nós não aprendemos a viver nossas próprias emoções, nossos próprios sonhos e ideais.

Você por acaso já pensou o que o leva ser honesto, sincero, fiel, seguir esta ou aquela religião, desempenhar esta ou aquela função?

Será que temos em nosso íntimo esses valores porque verdadeiramente sentimos dentro de nossos corações que assim deve ser ou os praticamos porque a sociedade, a religião e as instituições assim exigem?

Vamos tentar entrar neste labirinto aonde a maioria das pessoas vive e anseia por encontrar o caminho para uma vida melhor e mais próxima de suas reais convicções.

Washington

Sobre o autor | Website

O autor tem formação superior em direito. No entanto, seu objetivo neste blog é ajudar as pessoas encontrarem o equilíbrio necessário para o seu desenvolvimento pessoal. Para tanto pretende abordar temas que contribuam com o aprendizado espiritual e, principalmente, possam despertar em cada um valores de maior significado e importância e lhe desperte a consciência de que agora não é só tempo de ganhar, mas que também é tempo de sonhar, amar, agradecer e perdoar,

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários

  1. suelen disse:

    Concordo plenamente com seu artigo.