ARTIGOS DIVERSOS Washington Luiz

Como Manter Um Relacionamento Duradouro

Como Manter Um Relacionamento Duradouro

 

 

Manter um relacionamento duradouro é um verdadeiro desafio que somente aquele que tem coragem e
Manter Um Relacionamento Duradourohumildade para rever suas crenças, seus valores e, principalmente, se conscientizar de que para viver a vida em comum é necessário que exista não apenas um grande amor, mas também envolvimento, participação e enaltecimento.

Eu costumo dizer que a vida é feita de relacionamentos.

E quando falo de relacionamentos, não me refiro apenas ao relacionamento interpessoal, mas também com as coisas materiais, com os animais, com o dinheiro, as árvores e seus frutos, as flores do jardim e tantas outras coisas mais.

E me refiro a estes relacionamentos porque cada um deles  reflete exatamente o que sentimos, como agimos e como somos.

Para alguns, o relacionamento mais difícil é com o dinheiro, seja ele pouco ou muito, seja ele fruto do trabalho ou da sorte, mas o fato é que ele desperta emoções que podem levar as pessoas ao êxtase ou ao desespero, às lágrimas ou ao riso e também provocar um ato de grandeza ou de covardia.

Para outros, a maior dificuldade é se relacionar com os animais quer seja um cachorro, um gato ou até mesmo um rato ou barata. Também aqui o envolvimento pode ser de carinho ou piedade, de repulsa ou medo o que, de qualquer forma, revela a postura tomada pelas pessoas diante de cada situação.

Para mim, o relacionamento mais difícil e complicado é o  interpessoal, quer seja entre pais e filhos, irmãos e irmãs, parentes e amigos, namorado e namorada etc.

O relacionamento interpessoal é uma fábrica de emoções e sentimentos que vai desde os mais nobres e heróicos até o mais torpe e vil.

E.. Para você, com quem é mais difícil se relacionar?

É muito provável que, para uma grande maioria, o relacionamento interpessoal é o mais difícil e complicado em face das mudanças comportamentais percebidas e sentidas pelos envolvidos que produzem oscilações de atitudes profundas.

Diante deste fato, sempre nos deparamos com situações limites de difícil solução e ficamos sem saber o que fazer.

Sabemos que as dificuldades de relacionamento surgem entre as pessoas independentemente dos laços que os unem e se agigantam quando se trata de relacionamentos familiares e amorosos.

Por esta razão vamos oferecer duas sugestões importantes que, uma vez colocadas em prática poderão reduzir os conflitos e permitir um relacionamento mais forte e feliz.

COMO MANTER UM RELACIONAMENTO DURADOURO: ENALTEÇA AS QUALIDADES

Ninguém é perfeito. Todos nós temos defeitos e qualidades. No entanto, e apesar disto,temos por hábito ressaltar os defeitos das pessoas com quem convivemos como se nós fôssemos um poço de qualidades. Esta atitude além de não ser verdadeira gera mágoas e ressentimentos e com isso só nos resta receber em troca mágoas e ressentimentos.

Por outro lado, se você começar prestar mais atenção e se focalizar nas qualidades do seu filho, companheiro, namorada ou namorada, com certeza você receberá de volta qualidade.

Portanto, focalize, direcione totalmente sua atenção para as qualidades de todos aqueles com quem você se relaciona.

Aproveite todas as oportunidades para elogiar e enaltecer o comportamento, as atitudes positivas, demonstre o quanto você se sente feliz por estar com uma pessoa tão especial.

Elogie particularmente ou em público de forma sincera e verdadeira.

Destaque os pontos fortes da outra pessoa.

Ao praticar estas atitudes você vai verificar que a vida a dois irá mudar e perceberá que quem dá qualidade atrai qualidade.

COMO MANTER UM RELACIONAMENTO DURADOURO: PARTICIPE

Não basta estar junto, é preciso participar. Em outras palavras, não basta ser namorado ou namorada, marido ou mulher, filho ou pai, é preciso participar, é preciso que esta participação seja completa, isto é, que os dois busquem seus objetivos juntos, trabalhem juntos, estudem, façam planos, estabeleçam metas juntos e troquem suas experiências juntos. Também aqui você verá que quanto mais coisas você fizer junto, mais coisas aparecerão para realizar  e isso com certeza contribuirá para que vivam, cresçam e realizem seus sonhos juntos.

O crescimento e amadurecimento do relacionamento se manifestam na medida em que o marido e a mulher, o namorado e a namorada, o pai e o filho se propõem estabelecer seus objetivos e metas juntos, trabalharem e realizarem seus sonhos juntos. Isto não significa que ambos devam ter os mesmos objetivos e sonhos. Significa apenas que ambos estão juntos na jornada ajudando-se e apoiando-se mutuamente.

Esta é a verdadeira cumplicidade.

Sobre o autor | Website

O autor tem formação superior em direito. No entanto, seu objetivo neste blog é ajudar as pessoas encontrarem o equilíbrio necessário para o seu desenvolvimento pessoal. Para tanto pretende abordar temas que contribuam com o aprendizado espiritual e, principalmente, possam despertar em cada um valores de maior significado e importância e lhe desperte a consciência de que agora não é só tempo de ganhar, mas que também é tempo de sonhar, amar, agradecer e perdoar,

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!