ARTIGOS DIVERSOS Washington Luiz

VIDA É FEITA DE ESCOLHAS

VIDA É FEITA DE ESCOLHAS

 

Apesar de sabermos que a vida é feita de escolhas, ainda assim passamos a maior parte de nossa existência voltada para satisfazer nossas necessidades imediatas sem nos percebemos que cada decisão desencadeia, para nós mesmos e aqueles que nos rodeiam, um turbilhão de consequências e emoções. Se fôssemos capazes de raciocinar e agir de forma absolutamente consciente em todas as situações que nos envolvemos perceberíamos que realmente  estamos sempre optando pela adoção de uma ou outra atitude o que, em outras palavras, significa que a cada momento estamos fazendo escolhas.

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS: INICIO DE UMA GRANDE MUDANÇA

O relógio desperta. São 07h00 horas. Paulo acorda, resmunga algo ininteligível e se enrola na coberta para mais uma pequena soneca. Passados alguns minutos o relógio desperta. Mesmo resmungando e ainda sonolento Paulo levanta-se da cama e vai ao banheiro e cumpre o ritual higiênico de cada dia.

VIDA É FEITA DE ESCOLHASA seguir, abre a janela para ver as condições do tempo e automaticamente pega uma camisa, uma gravata e uma calça dentre varias dependuradas no cabide de seu guarda roupa.

Ao sair, vê várias frutas na fruteira e pega uma maçã. Entra no carro e se dirige para o trabalho. Há vários anos faz o mesmo percurso até seu escritório, neste dia, entretanto, sem ao menos saber o porquê resolve mudar seu trajeto.

Envolto em seus pensamentos revê o dia que foi fazer inscrição para faculdade e optou por 3 cursos diferentes esperando ser aprovado em pelo menos um deles. Foi aprovado para o curso de direito e, aos trancos e barrancos, concluiu o curso apesar de diversas vezes ter pensado em desistir para fazer outro que o fizesse mais feliz.

De repente, sentiu a força do impacto de um caminhão desgovernado e a dor dilacerante em todas as partes do corpo. Não viu mais nada.

Passados vários dias, acordou em um leito do hospital e a realidade triste e cruel se aflorou diante de seus olhos: estava tetraplégico. Estava condenado a viver a vida dependendo da família e amigos. Todos seus ideais, projetos e sonhos ruíram por terra tal qual um castelo de areia levado pelas águas do mar.

REFLEXÃO: UM CAMINHO PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA

Já em casa em seu leito que seria doravante seu companheiro de jornada, Paulo passou a refletir sobre como seria sua vida a partir de agora. O que lhe restava fazer? Ficar dias após dias lamentando sua sorte, com o olhar perdido pelas paredes esperando a morte chegar ou buscar outro caminho que pudesse vislumbrar um novo raio de luz que lhe devolvesse a alegria de viver.

Era chegada a hora de buscar no fundo d’alma a força capaz de restabelecer a capacidade e a vontade de viver! Mas como fazer? Onde encontrar essa força?

SUPERAÇÃO DE LIMITES:  CAMINHO PARA UMA NOVA VIDA

Paulo lembrou-se de ter lido algo sobre a vida de STEMPEN WILLIAN HAWKING, considerado o mais brilhante físico teórico depois de Albert Einstein que, tendo sido acometido de uma doença degenerativa que enfraqueceu os músculos do corpo quando tinha apenas 22 anos de idade vive imobilizado em uma cadeira de roda, mas se comunica através de um sintetizador de voz e mesmo assim continua desenvolvendo suas teses científicas tornando-se um exemplo de superação de limites.

Lembrou-se também de Beethoven um dos maiores gênios da música clássica que aos 46 anos de idade ficou totalmente surdo, mas que mesmo assim compôs suas maiores obras primas.

A partir daí Paulo percebeu que seguindo os exemplos das pessoas que superaram seus próprios limites poderia também encontrar o caminho para uma nova vida. Evidentemente não escolhera sofrer aquele acidente. Os acontecimentos eram reais, palpáveis e imutáveis enquanto que as atitudes a serem tomadas não mudariam o passado, mas teriam o condão de mudar o futuro. No seu caso, foi necessário aquele trágico acontecimento para se conscientizar que realmente a vida é feita de escolhas.

Toda decisão se configura uma escolha e por isso mesmo é difícil e requer uma atitude firme e corajosa. Ao final, após muita reflexão, Paulo se conscientizou que não importam as surpresas indesejadas e os revezes que a vida oferece, o que importa não é só a forma como cada um encara os fatos, mas sim a atitude a ser tomada a partir desses mesmos fatos, pois quer queira quer não, você sempre terá a faculdade de escolher a vida que quer viver, simplesmente porque a vida é feita de escolhas.

Foi assim que resolveu utilizar a internet como uma fonte para novas descobertas e nela encontrou diversos blogs desenvolvidos por pessoas que, como ele, ficaram tetraplégicos e passou a segui-los e descobriu o caminho da solidariedade, da amizade e até mesmo uma forma de ganhar dinheiro

Sobre o autor | Website

O autor tem formação superior em direito. No entanto, seu objetivo neste blog é ajudar as pessoas encontrarem o equilíbrio necessário para o seu desenvolvimento pessoal. Para tanto pretende abordar temas que contribuam com o aprendizado espiritual e, principalmente, possam despertar em cada um valores de maior significado e importância e lhe desperte a consciência de que agora não é só tempo de ganhar, mas que também é tempo de sonhar, amar, agradecer e perdoar,

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!